As bacias hidrográficas dos Estados mais populosos do País, a escassez de água é um problema grave e que piora a cada ano

03/10/2009 - 09:33

Fonte: Portal Fator Brasil
Cana: curso aborda produção de água e recuperação de nascentes


Capacitar produtores de cana-de-açúcar e profissionais de níveis médio e superior ligados ao setor, nas áreas de agricultura, ecologia e especialmente recursos hídricos, para a produção de água. Esse é o objetivo do "Curso extensivo de produção de água e de recuperação e preservação de nascentes para o setor sucroalcooleiro", a ser realizado de 5 a 8 de outubro, em Campinas. O conceito que baliza a iniciativa é de que "quem produz água é o meio rural".

O curso será realizado pelo Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IAC), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). A ideia é capacitar por meio de apresentação, estudo e discussão de práticas que devem ser executadas no meio rural para promover a captação, conservação e melhor aproveitamento da água na propriedade rural, bem como das práticas de conservação e recuperação das nascentes e demais mananciais hídricos.

O pesquisador do IAC Rinaldo de Oliveira Calheiros, coordenador do curso, aborda a questão de dois ângulos diferentes, porém complementares. "Na maior parte das bacias hidrográficas dos Estados mais populosos do País, a escassez de água é um problema grave e que piora a cada ano". Nesses Estados, "a disposição para um conflito se agrava ainda mais porque já há um enorme consumo dos outros usos - setor industrial (excetuando-se a agroindústria) - e do mais nobre que é o doméstico."

O problema da escassez de água não tem sido devidamente valorizado e é muito mais sério do que se pode imaginar, alerta o pesquisador. Já se fez muito para resolver o problema, mas ainda se está longe de alcançar resultados modificadores significativos, em função do enorme passivo ambiental-hidrológico já instalado, diz ele.

Por sua vez, a cultura de cana envolve o plantio de grandes áreas. “No âmbito do agricultor do setor sucroalcooleiro pouco ainda se discute sobre as verdadeiras causas do problema e, muito menos ainda, de forma sistemática, na linguagem adequada, com conteúdo e com capacidade de sensibilização e, por fim, de capacitação."

Para o pesquisador do IAC, a produção de açúcar e álcool é tida como uma das mais impactantes em relação às águas subterrâneas, dadas as aplicações de defensivos agrícolas, herbicidas e, principalmente, vinhaça. Além disso, o setor é considerado como um dos que menos respeita as áreas de proteção permanente ligadas aos corpos d´água superficiais.

Segundo Calheiros, a valorização do etanol pressionou ainda mais o setor produtivo. Ganharam força as teses de que a cana vem desalojar e/ou reduzir a área de produção de grãos e outros alimentos e de que consome mais água com a expansão da área produtiva, bem como contamina ainda mais as águas subterrâneas.

Por isso, o pesquisador do IAC considera que o curso vem ao encontro dos interesses do produtor, de usinas, cooperativas e demais organizações ligadas ao setor sucroalcooleiro, possibilitando "a reversão não só dos possíveis impactos ambientais já promovidos como também do possível auto-estrangulamento produtivo da escassez de água e, ainda, da imagem do setor perante a sociedade quanto à preservação dos recursos naturais."

0 comentários:

Postar um comentário

Fundação Florestal

Seguidores

CO² no ar

Fases da lua

CURRENT MOON

Google Earth

Salva Mar Paulista