inspeção veicular ambiental será obrigatória, a partir de 2010

Fonte: Terra Notícias

A inspeção veicular ambiental será obrigatória, a partir de 2010, para mais de 6 milhões de veículos da frota paulistana, segundo a edição desta quinta-feira do Estado de S. Paulo. Apenas os carros fabricados em 2009 e em 2010 não vão precisar de vistoria.

No último ano, todos os carros fabricados entre 2003 e 2008 foram obrigados a fazer a vistoria, assim como motos, caminhões e ônibus de qualquer ano. A medida amplia a obrigatoriedade da vistoria também para 3,5 milhões de carros anteriores a 2002.

A tabela que define os níveis máximos de poluição será votada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) no dia 20 de outubro, segundo o jornal. Ela foi aprovada pela Câmara Técnica de Controle e Qualidade do órgão e pela assessoria jurídica. Teriam sido solicitados ao ministério parâmetros de poluentes para veículos antigos, incluindo os fabricados antes de 1979, assim como foram solicitados dados à prefeitura do Rio de Janeiro, segundo o jornal.

Os parâmetros deverão ser adaptados à idade dos carros. Um carro fabricado nos anos 80 poderá emitir até 5% de monóxido de carbono do motor, enquanto um carro posterior a 2006 não deverá emitir mais que 0,3%, segundo o jornal. Na tabela, os limites de emissões de hidrocarbonetos de carros que funcionam com gasolina serão unificados para todos os carros fabricados até 2002. Esse índice deverá ficar em 700 partes por milhão.

Segundo a reportagem, também serão analisados níveis de ruído, ainda que a votação dos índices não tenha data definida para este parâmetro. Os valores adotados pelas montadoras devem basear os índices em um primeiro momento, avaliados por microfones posicionados perto do motor e do escapamento. Uma proposta de resolução garante que veículos com capacidade menor que 9 passageiros devem emitir no máximo 95 decibéis na dianteira e 103 na traseira.

0 comentários:

Postar um comentário

Fundação Florestal

Seguidores

CO² no ar

Fases da lua

CURRENT MOON

Google Earth

Salva Mar Paulista