Rede de dutos em outubro

Fonte: energia hoje

Fernanda Pontual

A secretaria de desenvolvimento do Estado de São Paulo apresenta ao governador José Serra no início de outubro o projeto da Rede Paulista de Dutos. O projeto visa aumentar a competitividade dos produtos paulistas, como o etanol, e a demanda pelo modal dutoviário. O pacote inclui temas como a facilitação na obtenção de licenças para o uso da terra e um pacote de incentivos tributários.

O projeto prevê também incentivos para que as dutovias se conectem com a hidrovia Tietê-Paraná e cheguem até o Porto de São Sebastião, onde está prevista uma expansão com a licitação de seis terminais. O trabalho começou com a demanda de cinco projetos de etanol, da Brenco, PMCC e Uniduto, e outros dois da ALL e da Bertin-Equipav, porém os incentivos devem se estender também para outros combustíveis líquidos, gás natural e produtos petroquímicos.

“Hoje o transporte dutoviário é quase exclusivo da Transpetro. Nós queremos estimular a formação de uma indústria dutoviária privada no estado de São Paulo”, o coordenador de infraestrutura e logística da secretaria, explica João Roberto dos Santos.

O projeto da Rede Paulista de Dutos será publicado sob a forma de decreto. Os editais para a expansão do porto de São Sebastião devem ser publicados em dezembro e as primeiras licitações devem ocorrer em março de 2010. O projeto ainda depende de aprovação do governo do estado. (F.P.)

0 comentários:

Postar um comentário

Fundação Florestal

Seguidores

CO² no ar

Fases da lua

CURRENT MOON

Google Earth

Salva Mar Paulista