Projeto Marinas incentiva medidas ecológicas para o setor náutico

Adequações Náuticas 12 9753 6986


Após cinco anos de atividade o Projeto Marinas, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), já efetivou o cadastro de mais de 200 empresas do Litoral Norte em diversos ramos de atividade. Muitas delas já concluíram ou estão concluindo as exigências técnicas de controle da poluição e melhorias no ambiente costeiro, afirmou o biólogo João Carlos Milanelli, gerente da Agência de Ubatuba da Cetesb, em entrevista exclusiva ao Siagi.

Iniciado em 2005 em São Sebastião e Ubatuba, o projeto começou a ser implementado por uma demanda do Ministério Público, visando o controle corretivo de fontes difusas de poluição por óleo e derivados e a minimização de irregularidades do setor, como condições precárias de embarcações, fabricação e reforma de barcos sem licença da Cetesb; pinturas a céu aberto, garagens náuticas sem estrutura adequada, além de lavagens e manutenção imprópria das embarcações, entre outras. O Projeto inclui um programa de educação ambiental e conscientização dos setores de turismo e pesca, com a adoção de medidas ecologicamente adequadas.

Entre os problemas enfrentados pela Costa do Estado, destacavam-se a drenagem de água oleosa de porão das embarcações; o descarte de lixo e resíduos sólidos diretamente no mar e as embarcações sem estrutura sanitária adequada, que também lançavam os dejetos diretamente na água.

Segundo Milanelli, hoje, há uma conscientização dos empreendedores quanto à necessidade das exigências para o combate da poluição no ambiente costeiro. Entre as ações destacam-se a remoção do óleo, a destinação da reciclagem de resíduo, a adequação física do controle de poluição e a caixa separadora de óleo e água.

A adesão do setor náutico é significativa pois o meio ambiente é seu principal atrativo.O empreendedor recebe o retorno efetivo na qualidade do ambiente, afirmou Milanelli. Já implantado na baixada santista, há a previsão de que agora seja expandido pra litoral sul do Estado.

O Projeto Marinas tem a coordenação da Agência Ambiental de Ubatuba e a participação de diversas instituições envolvidas direta e indiretamente na gestão da atividade como, por exemplo, as prefeituras da região. Além disso, a iniciativa privada também contribui, como é o caso do Banco do Brasil.

Certificação

Para os empreendedores que cumprirem todas as exigências da Cetesb, o Projeto prevê lançar até novembro a certificação - uma espécie de selo de qualidade, que deverá ser oferecido pela da Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo. Segundo o gerente, serão considerados na certificação tanto os aspectos construtivos de controle de poluição, quanto os procedimentos e posturas no cotidiano das empresas.

Autor: Envolverde/O autor

0 comentários:

Postar um comentário

Fundação Florestal

Seguidores

CO² no ar

Fases da lua

CURRENT MOON

Google Earth

Salva Mar Paulista