IPT inicia plano de gestão de riscos em Caraguatatuba

Técnicos do IPT irão reavaliar as áreas de risco da cidade e indicar diretrizes para projetos de melhorias e urbanização.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) iniciou em maio os trabalhos para a elaboração do plano de gestão das áreas de risco da cidade de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Pesquisadores do Laboratório de Riscos Ambientais do Instituto irão reavaliar as áreas a partir dos resultados do Plano Municipal de Redução de Riscos, elaborado em 2006 pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A ação dos pesquisadores é realizada a partir de trabalhos de campo, com levantamento de informações do nível de risco, análise da legislação, do Plano Diretor, da identificação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e outros instrumentos que atendam à discussão do gerenciamento de riscos.

"Serão indicadas diretrizes para executar obras de estabilidade das encostas, de forma a garantir a segurança", explica a geógrafa e coordenadora do trabalho, Kátia Canil. "Quando houver a necessidade de remoção de moradias, vamos propor esta medida para discussão com a prefeitura, considerando as unidades habitacionais disponíveis para os moradores provenientes das áreas de risco mais críticas".

As primeiras quatro áreas visitadas na cidade mostraram a presença de uma quantidade significativa de moradias com bom padrão construtivo, construídas próximas a antigas áreas de empréstimo (locais em que são extraídos bens minerais de uso imediato em obras civis, como areia, cascalho e argila).

"Atualmente, o município tem 19 áreas de risco com problemas como deslizamentos e inundações", explica o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Eugênio de Campos Júnior. "A análise real da situação dessas áreas possibilitará a realização de projetos de melhorias e urbanização e, assim, a busca por fundos de investimentos que viabilizem a realização concreta dos projetos", completa ele.

O plano de gestão de riscos tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. Os trabalhos em Caraguatatuba são financiados pela Secretaria de Desenvolvimento, através do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), que permite a execução de serviços especializados do IPT para a obtenção de pareceres técnicos em municípios de pequeno e médio porte.

O IPT já realizou outros trabalhos na cidade. Em 1974, foi feita uma análise dos dados pluviométricos da região e seguiram-se várias outras ações na década de 90 e nos anos 2000, como análises de riscos geológicos e elaboração de cartas de risco.

Do IPT

0 comentários:

Postar um comentário

Fundação Florestal

Seguidores

CO² no ar

Fases da lua

CURRENT MOON

Google Earth

Salva Mar Paulista