Professor de biologia explica o processo de eutrofização

Quantidade de matéria orgânica aumenta num bioma aquático.
Nesse ciclo, a tendência de concentração do oxigênio fica muito baixa.


Do G1, em São Paulo

Eutrofização é um tema recorrente em ecologia e costuma aparecer em vestibulares. Num processo de eutrofização, há aumento da quantidade de matéria orgânica disponível em um bioma aquático, explica Cícero Melo, professor de biologia do Curso pH, no Rio de Janeiro.


“Com isso, os decompositores aeróbios aumentam em quantidade justamente para fazer a decomposição dessa matéria orgânica em maior quantidade naquele espelho d’água. Esses decompositores vão precisar de oxigênio para gerar a decomposição dessa matéria orgânica.”


Segundo ele, há um aumento da demanda bioquímica de oxigênio, a DBO, que é a utilização do oxigênio pelo decompositor para fazer a decomposição da matéria orgânica. O resultado é a concentração de oxigênio vai diminuir na água, causando a morte dos organismos aeróbios.


“Essa matéria morta nada mais é do que matéria orgânica, aumentando de novo a quantidade de matéria orgânica disponível. Cai num ciclo vicioso, em que a tendência de concentração do oxigênio fica muito baixa. Quando isso acontece, os decompositores anaeróbios começam a aumentar em grande quantidade e acaba eutrofizando de forma completa aquele ambiente. Essa é a parte básica da eutrofização”, afirma o professor.

0 comentários:

Postar um comentário

Fundação Florestal

Seguidores

CO² no ar

Fases da lua

CURRENT MOON

Google Earth

Salva Mar Paulista