Problemas e ideias para a preservação ambiental no Brasil. Resenha das aulas de MBA 16 e 17 de outubro



Curso de MBA Negócios da Sustentabilidade: ambiente cultura e turismo - UniSantos Petrobras, CEDS e REAL Norte.

Luciane Teixeira e
Bruno Rocha


O Brasil é um país de dimensões continentais e possui 62% das florestas tropicais do mundo. Os principais Biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica são Biomas ameaçados pelo desenvolvimento predatório. A luta de Chico Mendes pela preservação das áreas de florestas fez com que fossem criadas as primeiras reservas extrativistas na Amazônia, na década de 80. Mesmo assim, o desmatamento desenfreado continua ameaçando as florestas naturais aliado especulação imobiliária, monocultura e a pecuária, que empobrecem o solo e aceleram o processo de desertificação – o que vai na contramão da sustentabilidade social e ambiental.
Os problemas ambientais encontram, ainda, o mercado de patentes internacional, que caminha junto a exploração dos recursos naturais retirando das comunidades detentoras do conhecimento tradicional, a participação neste processo.
As patentes, portanto, viraram um negócio das grandes corporações interessadas apenas no capital financeiro excluindo-se a democratização dos conhecimentos tradicional e científico.
Do ponto de vista de soluções ambientais é possível caminhar por dois segmentos para o desenvolvimento sustentável: o conservacionista e preservacionista como a constituição de Parques Nacionais com foco no turismo e conservação de grandes áreas; as Estações Ecológicas com interesse de preservação e as Reservas Extrativistas e Unidades de Conservação com foco em pesquisas científicas e turismo sustentável. Além disso, existe a possibilidade de inserir o pagamento por serviços ambientais nos meios rural e urbano. Para a concretização das soluções ambientais é possível utilizar-se das políticas de Gestão Ambiental como ferramenta de planejamento ambiental estratégico aliado a Política Nacional de Educação Ambiental que contribui com a transformação social.

0 comentários:

Postar um comentário

Fundação Florestal

Seguidores

CO² no ar

Fases da lua

CURRENT MOON

Google Earth

Salva Mar Paulista