Turismo Sustentável Programa de desenvolvimento do Turismo sustentável na Amazônia



A rica biodiversidade, a exuberância de paisagens e a coexistência de inúmeras culturas são características marcantes da Amazônia. Isso indica grandes possibilidades para o Turismo Sustentável na região, já que o setor turístico demonstra como tendência crescente a busca de destinos que proporcionem aventuras, contato com a natureza e diferentes culturas.

Princípios como conservação da diversidade biológica, respeito aos valores tradicionais e atrativos culturais das comunidades anfitriãs, bem como estímulo ao desenvolvimento econômico, fazem do Turismo Sustentável uma alternativa para alcançar a melhoria do nível de vida das populações.

Para que a Amazônia se torne um destino atraente para os turistas responsáveis, há ainda grandes desafios a superar em termos de visibilidade, infra-estrutura e facilidades de acesso. É necessário ofertar produtos turísticos consistentes, desenvolver estratégias de mercado e, sobretudo, integrar países da região em torno de atividades e empreendimentos capazes de revelar o potencial turístico da Amazônia.
Consciente desse potencial, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), junto com o Programa Regional Amazônia, está implementando o Programa de Turismo Sustentável. Um Programa que visa possibilitar aos oito países membros um desenvolvimento sustentável do setor turístico, proporcionando benefícios econômicos, culturais, ambientais e sociais à população local.

Fundação Florestal

Seguidores

CO² no ar

Fases da lua

CURRENT MOON

Google Earth

Salva Mar Paulista